Programação & Simpósios




Encontro de Pós-Graduação 2020 - em forma virtual -

No período de 16 a 19 de novembro será realizado pela primeira vez na forma virtual o Encontro de Pós-Graduação da Unifesspa,  evento organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação tecnológica (Propit), sob a gestão da Profª Dª Gilmara Lima Feio. 

O evento contará com a colaboração de coordenadores de cursos d pós-graduação e participantes do Programa Professor Visitante Nacional Sênior/PVNS-Amazônia.

Programação

Data: 16 a 19 de novembro

Palestra de abertura - às 10:00 hs do dia 16/11

Período de Submissão dos trabalhos (de 01 de outubro a 03 novembro)

Inscrição para participantes-leitores/as (setembro e outubro)

Avaliação dos artigos submetidos (de 04 a 08 de novembro)

Notificação de aceitação dos trabalhos (dia 09 de novembro)

Publicação dos textos na página do blog (até dia 11 de novembro)

Palestra de encerramento: às 16:00hs do dia 19 de novembro

Simpósios Temáticos 

Área

Título do Simpósio

Objetivo

Coordenadores

 

 





Ciências Exatas e da Terra

 

 

Química Aplicada na Amazônia 

Promover aos participantes a troca de experiências e saberes, por meio de discussões sobre temas importantes da pesquisa aplicada nas diferentes áreas da química, cujo foco é a biodiversidade dos recursos naturais da região amazônica. Divulgar as pesquisas desenvolvidas na Unifesspa, e consequentemente a ampliação da visibilidade e consolidação do Programa de Pós-graduação em Química. 

Prof.Dr. Rômulo Angélica -PPGG/UFPA

 

Prof. Dr. Paulo de Tarso-PPGQ/Unifesspa

 

Prof. Dr.Francisco Adriano-PPGQ/Unifesspa)

 

Prof. Dr.Sílvio Mota-PPGQ/Unifesspa

 

Prof. Dr.Andrey Marinho -PPGQ/Unifesspa

Educação de Ciências e Matemática na fronteira agrícola amazônica

Partindo da metáfora da fronteira, propomos discutir o ensino de Ciências e Matemática no limiar entre epistemologia e formação de professores, entre pesquisa educacional e produtos educacionais, entre cultura acadêmica e cultura popular, saberes primevos e saberes escolares. Serão discutidos trabalhos que envolvam o tema da Educação em Ciências e Educação em Matemática, preferencialmente que se adiram às linhas de pesquisa de Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática ou de Formação de professores em ciências e matemática.


Prof. Áttico Inácio Chassot -

Prof.Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior-

PPGCM

 

 

 

 

 

Ciências Humanas 

 

 

 

História e Ensino de História

Agregar pesquisadores/as e/ou professores da Educação Básica para ampliar o debate que envolve a História, como área de referência, no diálogo com o ensino tematizando o livro didático, a formação do/a professor/a de História, a BNCC, o tempo presente, o patrimônio, as questões étnico raciais e outras temáticas que tenham o ensino de História como foco privilegiado de pesquisa.

Prof. Dr.Erinaldo Cavalcanti-PPGHIST/Unifesspa

 

Prof.Dr.Geovanni Cabral-PPGHIST/Unifesspa

 

Prof. Dra. Anna Carolina Coelho-PROFHISTÓRIA/Unifesspa

 

 

 

Amazônia: Dinâmicas Sociais e Ensino em perspectivas históricas

O presente Simpósio Temático se propõe a abrir espaços de debate sob a perspectiva de Histórias Conectadas. Assim, espera-se trabalhos que proponham análises acerca da Amazônia que considerem as suas configurações específicas e epistemes singulares em suas interconexões com um espaço mais amplo. 

Prof. Dr. Bruno Silva-PROFHISTORIA/Unifesspa

 

Prof. Dra. Maria Clara Sales Carneiro Sampaio-PPGHIST/Unifesspa

 

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento e crescimento urbano entre a   reestruturação e a resistência. 

Apresentar pesquisas sobre os processos que norteiam à urbanização do território do sudeste Paraense e suas transformações recentes. Processos que comandam e se resistem à reestruturação espacial imposta a partir da globalização econômica.

Prof. Dr. Sérgio Moreno Redón -Unifesspa

 

Prof. Dr. José Júlio Lima -UFPA

 

 

 

 

 

 

 Linguística, Letras e Artes 

 

 

 

 

 

 

Configurações literárias, artísticas e formativas na/da Amazônia

Propõe-se a reunir pesquisas em andamento ou   concluídas que tenham interesses em compreender diferentes processos de natureza literária e artísticas nas Amazônias e suas contribuições para a formação docente na área da literatura.

Prof. Dr. Alexandre Silva dos Santos Filho –Unifesspa

 

Prof. Dr. Márcio Araújo de Melo (UFT/Araguaína)

Processos Descritivos, Sócio-históricos e Discursivos nos estudos das linguagens na Amazônia.

Este Simpósio propõe-se a debater e divulgar pesquisas linguísticas em andamento ou concluídas no âmbito da Amazônia. Nesse sentido, serão bem-vindos trabalhos que abordem temáticas como a descrição, situação sociolinguística de línguas amazônicas, bem como os discursos produzidos na e sobre a Amazônia.

Prof.Dr. João de Deus Leite - UFT

 

Prof.Dr. Lucivaldo Silva da Costa -Unifesspa

Variação, Diversidade Linguística e Ensino de Língua na Educação Básica

Refletir sobre o ensino de língua à luz das discussões sobre esse tema na atualidade e suas implicações para o aprendizado da língua, a construção da identidade e políticas linguísticas democráticas, bem como para o combate ao preconceito linguístico.

Profa. Dra. Eliane Pereira Machado Soares - Unifesspa

Prof. Me. Thiago Silva e Silva -IFMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Multidisciplinar            

 

 

 

 

 

Narrativas em tempos de crise: relações poder, memórias e representações

Ao falarmos de crises ao longo da História, não são poucas aquelas geradas ou que, em algum grau – normalmente alto – a intolerância funcione como faísca, ou combustível. Esta intolerância, sedimentada por uma forte ignorância da necessidade de respeito ao próximo e às diferenças que nos afeta hoje, sabemos, não é novidade. Também não são as narrativas que deixaram e deixam até hoje. Neste espaço, nos interessa discutir um outro tipo de intolerância, retratada por campos ao mesmo tempo distintos e complementares, como a História e a Literatura, e tem como pano de fundo um dos motivos mais frequentes das intolerâncias na História: as relações de poder produzidas desde as mais clássicas estruturas de poder, aos indivíduos interessados em demarcar espaços de atuação e influência.

Prof. Dr. Marcus Vinicius Reis - Unifesspa

 

Prof. Dr. Angelo Adriano Faria de Assis –UFV

 

Profa. Dra. Roberta Guimarães Franco - UFLA

 

Diálogos Interdisciplinares em Desenvolvimento e Gestão Territorial na Amazônia.

O GT está aberto ao recebimento de textos, teóricos e/ou empíricos, que discutam as diversas questões que interessam ao tema do Desenvolvimento e Gestão, como aspectos econômicos, políticos, culturais, históricos, sociais, incluindo temas como gênero, juventude, políticas públicas, movimentos sociais, agricultura, agroecologia e sistemas de   produção, sejam eles familiares ou patronais, grandes projetos, entre outros, com abordagens teóricas plurais, tendo como lócus o contexto da Amazônia.

Prof. Dra. Andréa Hentz de Mello - PDTSA/Unifesspa

Profa. Dra. Laila Mayara Drebes – Unifesspa

 Prof. Dr. Lívio Sérgio Dias Claudino - Unifesspa

Territórios, representações, práticas discursivas e relações de poder

 

O objetivo do simpósio é a discussão dos trabalhos que versam sobre as relações entre sociedade e território, colocando em primeiro plano as representações, as práticas discursivas e as relações de poder, em suas dimensões políticas, econômicas, culturais e ambientais na Amazônia

Profa. Dra. Hildete Anjos - Unifesspa

Prof. Dr. Jerônimo da Silva - Unifesspa

Prof. Dr. Eudes Leopoldo - Unifesspa

  Acesse aqui e inicie seu trabalho

👇

Comentários

Postagens mais visitadas